top of page

VOCÊ SABE O QUE É TARIFA BRANCA? VALE A PENA SE INFORMAR

  • Foto do escritor: Ecohome
    Ecohome
  • 1 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de abr. de 2019


Uma nova opção de cobrança de eletricidade está disponível desde primeiro de janeiro de 2019. Ela tem o nome de tarifa branca e dá ao consumidor a possibilidade de pagar valores diferentes dependendo do dia da semana e do horário em que consome a energia elétrica.


Oferecida para as unidades atendidas em baixa tensão (caso das residências e pequenos comércios), a Tarifa Branca não se aplica a consumidores classificados como baixa renda e exige o consumo mínimo de 250 KW/h ao mês.


Aprovada em 2016, a aplicação da tarifa ainda está implementação. E tem seguido o seguinte cronograma de ligações:

1º de janeiro de 2018 - unidades com consumo mensal superior a 500 kW/h

1º de janeiro de 2019 - unidades com consumo superior a 250 kW/h

1º de janeiro de 2020 - todas as unidades consumidoras.


A boa notícia é que se o consumidor adotar hábitos que usem energia nos períodos de menor procura (manhã, início da tarde e madrugada), a tarifa permite que o valor pago seja menor. O que só reforça a importância de ter esse controle sobre os recursos utilizados.


Nos dias úteis, a tarifa branca tem três valores: ponta, intermediário e fora de ponta, períodos estabelecidos pela ANEEL e diferentes para cada distribuidora. Sábados, domingos e feriados contam com a tarifa branca nas 24 horas do dia.


É muito importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios que obtêm.





Antes dessa opção, havia apenas a tarifa convencional, com um valor único (em R$/kWh). Agora, o incentivo é para que o consumidor entenda o seu consumo e se planeje para gastar menos. Ou seja, uma ideia sustentável e que valoriza o consumidor consciente.


fonte:www.aneel.gov.br/tarifa-branca.



 
 
 

Comments


bottom of page