top of page

INVERNO CONFORTÁVEL E SUSTENTÁVEL. VEJA AS DICAS

  • Foto do escritor: Ecohome
    Ecohome
  • 3 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura


Se pararmos para pensar a diferença entre as estações mais quentes e mais frias do ano, no que diz respeito às questões que envolvem o uso da energia, até nos surpreendemos. Vários hábitos do inverno gastam muito mais água, luz e outros recursos. Aproveite que estamos em um mês importante para a Sustentabilidade (com as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente) para se informar e fazer as melhores escolhas.



LUZ

Menos horas de luz natural durante o dia significa acender e apagar o interruptor mais cedo, tanto de manhã como à noite. Como compensar esse consumo? Sabemos que trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes já passou a ser quase uma obrigatoriedade faz UM BOM tempo, mas há também a opção da iluminação LED, ainda mais econômica e cada vez mais acessível.

Claro que o simples hábito de apagar a luz antes de sair do ambiente também é fundamental para a economia e deve estar presente em todas as casas E A tecnologia pode ser uma aliada, com sistemas de automação que planejam o consumo de luz dentro de casa ou mesmo sistema fotovoltaico que captam a energia solar.



Chuveiros Toto - Maior conforto com menor consumo

BANHO

É sabido que o chuveiro elétrico costuma ser o maior consumidor de energia de uma casa. Mas não é só isso, aquecimento central ou a gás também usa energia e, no caso dos banhos longos do inverno, muita água e muita energia. Por isso, apesar da tentação, evite ficar no chuveiro como se não houvesse amanhã e utilize chuveiros com tecnologia de consumo de água. Para mensurar o gasto de apenas uma pessoa, existem esses dados, que fazem refletir: a economia de um minuto de cada brasileiro em seu banho diário no chuveiro elétrico equivaleria a mais de 10 dias de operação da usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil, na sua máxima potência. Lembre-se também, que soluções como captação da água da chuva podem contribuir na economia doméstica.




AQUECIMENTO DOS AMBIENTES

O uso de aquecedores ou de ar condicionado deve ser feito com parcimônia, ou seja, o tempo suficiente para que o ambiente fique aquecido. Até mesmo por questões de saúde, mas também para o bolso, o exagero da climatização pode ser nocivo. Outras soluções inovadoras estão no mercado, como um box totalmente fechado até o teto, o que facilita a climatização do banho.



ITENS DOMÉSTICOS

Se todos os brasileiros desligarem uma TV uma hora por semana, a economia de um mês seria suficiente para abastecer uma cidade de mais de cem mil pessoas! O mesmo princípio vale para o computador, que deve ser desligado se for ficar por mais de 2 horas inativo. Outros grandes consumidores de energia são a geladeira, que deve ter sua porta bem vedada e não ser aberta o tempo todo e também o ferro e a máquina de lavar. Para passar roupa, comece pelos itens que precisam do ferro menos quente e termine com as peças de algodão. Na lavagem, sempre junte as peças para lavar tudo de uma vez.



CONSUMO CONSCIENTE

Todos os itens que consumimos usaram recursos para serem produzidos. Ou seja, o desperdício, seja de alimentos, seja de energia ou de itens duráveis não está na agenda de um consumidor sustentável. Compre com consciência e doe os itens que você não usa para outras pessoas. Especialmente no frio do inverno, fazer o bem é muito sustentável.

 
 
 
bottom of page